Cerca de 280 agricultores familiares participam de oficinas do projeto Amesa em Barcarena

Com o objetivo final de internalizar as compras de produtos da agricultura familiar no Município de Barcarena cerca de 280 produtores agrícolas da região participaram de oficinas oferecidas pelo projeto Amesa Barcarena, promovido pelo Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Norsk Hydro Brasil entre 16 e 24 de abril em Barcarena.

Ao oficinas reuniram 24 comunidades de agricultores familiares diferentes de Barcarena, nessas oficinas foram ministradas técnicas agrícolas de cultivo de hortaliças hidropônicas e convencionais, adubação verde e controles de pragas orgânicos no espaço da Escola Agrícola de Barcarena.

Também foram oferecidas capacitações de gestão de negócios agrícolas com Bruno Kato (Horta da Terra) e   associativismo com SEBRAE Regional Tocantins. Houve também capacitação em certificação de produtos artesanais vegetais com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará  (ADEPARÁ) e acesso a políticas públicas e crédito rural com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER).

No final das capacitações foram sorteadas ferramentas agrícolas como roçadeiras, mudas, facões, dragas e botas. Todos esses temas foram definidos pelas próprias comunidades de agricultores familiares durante a etapa de diagnóstico (primeira fase do projeto) realizado pelo Centro de Empreendedorismo da Amazônia com o apoio da Secretaria de Agricultura  de Barcarena (SEMAGRI) em 11 comunidades do município.

Na próxima etapa do projeto, o Centro de Empreendedorismo da Amazônia realizará um evento de conexão entre a oferta de produtos da agricultura familiar e demanda em Barcarena (hotéis, bares, restaurantes, refeitórios, supermercados e frutarias etc). Espera-se ampliar os negócios da agricultura familiar no município

O projeto Amesa, conexão da agricultura familiar e mercados sustentáveis em Barcarena é uma realização do Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Norsk Hydro Brasil com apoio da Prefeitura de Barcarena através da Secretaria de Agricultura (SEMAGRI), Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (SEICOMTUR ) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Barcarena  (CDL).