Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo de Maringá – PR

Data: 4, 5 e 6 de novembro de 2019.

Fomos ver de perto as razões que fizeram a cidade de Maringá ser reconhecida não só como a melhor cidade do Brasil para se viver, mas também como referência em ecossistema de inovação e empreendedorismo.

Tivemos a oportunidade de conhecer iniciativas que fazem toda a diferença no impulsionamento de um ecossistema e de uma cidade ”ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá: Uma entidade muito bem estruturada com participação ativa nesse processo. Uma união de representantes de diversos setores com objetivos comuns. Sem ego, sem vaidades…. ( https://www.acim.com.br/palavra-com-o-presidente/ ) / Sebrae Maringá – Foi o grande articulador para que o ecossistema de consolidasse. Atuam lado a lado com diversos steakholders para o mesmo objetivo. Sensacional ( http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pr?codUf=17 ) / EVOA – Uma aceleradora de negócios inovadores que foi concebida com apoio da Sicoob. Uma aceleradora valendo! Mais do que um espaço bonito, atuação pesada. Dia a dia com os empreendedores. Fazia tempo que eu não entrava em um ambiente tão ativo e cheio de energia (www.evoa.com.br) / Aceleradora Orbital – Atua com negócios inovadores oferecendo espaço e suporte técnico para as startups, além de trabalhar com inovação aberta de forma bem intensa. Muito legal ver a potencia e energia quer rola ali (www.orbital.ac) / Maringa Captal – Um grupo de investidores anjo peso pesado ! Peça fundamental no ecossistema, que acompanha de perto oi que surge de oportunidade na cidade (www.maringacaptial.com.br)

Um agradecimento especial Walcir Franzoni, empresário, empreendedor, mentor, investidor, inovador, além de um ser humano incrível. Walcir nos recebeu (não sei com que tempo) com todo carinho e atenção e não poupou cartuchos para nos conectar com boas iniciativas. Isso sim é ter paixão pelo que faz, pela inovação e pela construção de ecossistemas.

Valeu Walcir, valeu Maringá….A Amazônia um pouco do jeito Maringá de fazer acontecer!

Na foto: Sebrae Maringá – Walcir Franzoni, Markos Aurélio, Raphael Medeiros e Nickolas

Foto: Aceleradora Orbital – Walcir Franzoni, Raphael Medeiros e Ana Carolina Ebenau

Foto: SindusCon Maringá – Raphael Medeiros, José Maria Soares e João Aguiar.