Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo de Maringá – PR

Data: 4, 5 e 6 de novembro de 2019.

Fomos ver de perto as razões que fizeram a cidade de Maringá ser reconhecida não só como a melhor cidade do Brasil para se viver, mas também como referência em ecossistema de inovação e empreendedorismo.

Tivemos a oportunidade de conhecer iniciativas que fazem toda a diferença no impulsionamento de um ecossistema e de uma cidade: ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá: Uma entidade muito bem estruturada com participação ativa nesse processo. Uma união de representantes de diversos setores com objetivos comuns. Sem ego, sem vaidades…. ( https://www.acim.com.br/palavra-com-o-presidente/ ) / Sebrae Maringá – Foi o grande articulador para que o ecossistema de consolidasse. Atuam lado a lado com diversos steakholders para o mesmo objetivo. Sensacional ( http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pr?codUf=17 ) / EVOA – Uma aceleradora de negócios inovadores que foi concebida com apoio da Sicoob. Uma aceleradora valendo! Mais do que um espaço bonito, atuação pesada. Dia a dia com os empreendedores. Fazia tempo que eu não entrava em um ambiente tão ativo e cheio de energia (www.evoa.com.br) / Aceleradora Orbital – Atua com negócios inovadores oferecendo espaço e suporte técnico para as startups, além de trabalhar com inovação aberta de forma bem intensa. Muito legal ver a potencia e energia quer rola ali (www.orbital.ac) / Maringa Capital – Um grupo de investidores anjo peso pesado ! Peça fundamental no ecossistema, que acompanha de perto oi que surge de oportunidade na cidade (www.maringacaptial.com.br)

Um agradecimento especial o amigo Walcir Franzoni, empresário, empreendedor, mentor, investidor, inovador, além de um ser humano incrível. Walcir nos recebeu (não sei com que tempo) com todo carinho e atenção e não poupou cartuchos para nos conectar com boas iniciativas. Isso sim é ter paixão pelo que faz, pela inovação e pela construção de ecossistemas.

Valeu Walcir, valeu Maringá…

Na foto: Sebrae Maringá – Walcir Franzoni, Markos Aurélio, Raphael Medeiros e Nickolas

Foto: Aceleradora Orbital – Walcir Franzoni, Raphael Medeiros e Ana Carolina Ebenau

Foto: SindusCon Maringá – Raphael Medeiros, José Maria Soares e João Aguiar.

Fundação Educere – Maringá (PR)

Instituição privada e sem fins lucrativos, mantida pelas empresas graduadas. Atua nas áreas de empreendedorismo com foco em incubação de empresas, P&D e educação corporativa. A incubadora já apoiou o surgimento de 13 start ups na área da saúde.

A área do Projeto Educere oferece capacitação para jovens de 14 a 17 anos, com cursos de desenho mecânico industrial e eletrônica básica. Atualmente, e 46% das empresas incubadas e graduadas têm no seu quadro societário alunos que passaram pela instituição.

Essa foi sem dúvida uma das visitas mais emocionantes que fizemos nos últimos tempos. Sob a gestão da professora Lídia Mizote, a Fundação demonstra a força de uma iniciativa capaz de mudar a vida e o futuro dos jovens.

Foto: Lídia Mizoti e raphael Medeiros

Colégio Platão – Maringá-PR

Data: 07 de novembro de 2019

O Colégio é referência de ensino de qualidade não só na grade curricular, mas também na visão humanistas que tem e aplica. A inovação faz parte do dia a dia do colégio o que de fato tem se refletido na qualidade dos alunos que frequentam a instituição

Tivemos a grande alegria de palestrar para jovens do ensino médio, reforçando a importância da Amazônia, da inovação, do respeito e da sustentabilidade para o desenvolvimento do país, além, é claro, da importância de criar pontes para ligar Maringá a Amazônia.

Esperamos voltar ao Colégio Platão em breve, assim como esperamos ansiosos por uma visita aqui, na Amazônia.

Valeu Colégio Platão!

https://www.youtube.com/watch?v=w1HlVqi23_4&t=169s