O PROGRAMA

Amazônia é superlativa em recursos naturais e tem atraído cada vez mais investimentos econômicos de larga escala. Contudo, os negócios sustentáveis na região são ainda incipientes, sobretudo nas áreas de floresta, biodiversidade, serviços ambientais e agropecuária sustentável.

O objetivo do Amazônia UP é pré-acelerar ideias, protótipos e/ou negócios na área rural com foco em floresta e biodiversidade. Entre as cadeias produtivas prioritárias destacam-se:

Açai

Cacau

Turismo

Gastronomia

Biotecnologia

Pesca

Sistemas Agroflorestais

Produtos florestais não-madeireiros

Sócio-biodiversidade

Pecuária Verde

Agricultura Sustentável

Economia Criativa

Nosso público-alvo é formado por estudantes e concluintes de escola técnica/ensino médio, universitários, graduados e integrantes das comunidades abrangidas pela atuação da Rede Jirau de Agroecologia. Se você se encaixa e tem uma ideia/negócio inovador e com link no uso sustentável dos recursos naturais da Amazônia. Inscreva-se no Amazônia UP!

ETAPAS

ETAPA 1

  • Inscrição

    As inscrições deverão ser feitas através do preenchimento do formulário padrão neste site no período de 5 de agosto a 31 de agosto de 2018.

ETAPA 2

  • Seleção

    Serão selecionadas até 12 ideias/negócios para a próxima fase, sendo até 5 destas vagas destinadas aos municípios de atuação direta da Rede Jirau de Agroecologia (Ver Edital).  A seleção será feita com base no alinhamento das propostas com as premissas do programa, composição da equipe, potencial da ideia apresentada e protótipo quanto a aplicação e inovação.

ETAPA 3

  • Pré-aceleração

    Oficinas dinâmicas, imersivas e com o apoio de mentores locais e de outros estados, sob uma metodologia de pré-aceleração construída para empreendedores focados na Amazônia, mas de olho no mundo!

ETAPA 4

  • Demo Day

    Os modelos de negócio e seus protótipos serão apresentados para um público representativo do ecossistema de negócios sustentáveis da Amazônia em um evento dinâmico e participativo. Ao final do evento, serão escolhidos até 4 ideias/negócios de destaque para serem premiados com mentorias e recursos para desenvolver suas ideias

RESULTADOS ESPERADOS

Aumentar os negócios sustentáveis na área rural (inovação, agregação de valor e baixo carbono).

Ampliar o empreendedorismo dos jovens em negócios rurais sustentáveis.

Desenvolver a cultura do empreendedorismo de oportunidade

Aproximar empreendedores, empresas, investidores, instituições de ensino e pesquisa, instituições de crédito e outros

REQUISITOS

O QUE É PRECISO PARA PARTICIPAR?
  • Ser maior de 18 anos;
  • Apresentar uma ideia de negócio viável que tenha relação com a área rural, floresta ou biodiversidade (Exemplos: Açaí, Cacau, Turismo, Gastronomia, Biotecnologia, Pesca, Sistemas Agroflorestais, Produtos florestais não-madeireiros, Sócio-biodiversidade, Pecuária Verde, Agricultura Sustentável, Economia Criativa, entre outros);
  • Possuir uma equipe com pelo menos 2 membros ativos envolvidos;
  • Pelo menos um dos membros da equipe deve estar cursando ou ter concluído o ensino médio, técnico ou superior, sendo este o representante oficial da proposta em todas as etapas do programa;
  • Ter vontade e disponibilidade de tempo para participar dos cursos, oficinas e reuniões nos finais de semana, podendo incluir feriados.
O QUE MINHA IDEIA PRECISA TER PARA AVANÇAR?
  • Ser considerada inovadora;
  • Ser considerada executável e/ou pivotável (passíva de adequações);
  • Apresentar potencial de crescimento;
  • Demonstrar possuir uma equipe entrosada e/ou com capacidade de execução.
Inscreva-se Agora no Amazônia UP SAIBA COMO

REALIZAÇÃO

PARCEIROS