Agricultura Familiar e Mercados Sustentáveis


O AMESA surgiu baseado na prova de conceito de apoio à agricultura familiar a partir das compras públicas de produtos dessa agricultura para a merenda escolar em Paragominas (Pará). Como resultado, houve um aumento expressivo na venda desses produtos e uma melhoria na qualidade da merenda escolar nas escolas públicas desse município. Paragominas ganhou por dez anos consecutivos o prêmio nacional de Gestor Eficiente da Merenda Escolar Ação fome zero do Governo Federal.

Inspirado na experiência de Paragominas, o Centro de Empreendedorismo da Amazônia decidiu dar um passo adicional ampliando as oportunidades de venda para os pequenos agricultores no âmbito dos mercados privados locais (supermercados, restaurantes, hotéis, cozinhas industriais etc.).

Atualmente, o centro conduz dois projetos piloto (Paragominas e Barcarena - PA) em parceria com as prefeituras, associações dos agricultores familiares, setor privado local e outras instituições locais. A metodologia inclui a realização de um diagnóstico da oferta (agricultores familiares) e demanda (mercados locais). Com base no diagnóstico, elabora-se um plano de ação e realizam-se capacitações para os produtores familiares (boas práticas agrícolas, higiene e processamento de alimentos, formalização e gestão etc.). O AMESA também realiza o acompanhamento das primeiras vendas realizadas pelos agricultores junto aos compradores privados. Os resultados esperados incluem aumento das vendas da agricultura familiar para os mercados privados, maior geração de renda e melhoria de gestão para os agricultores familiares.