Amazônia 2030 lança estudo inédito com foco na COP30

Publicação reúne principais achados de pesquisas para subsidiar debates na conferência da ONU

Pela primeira vez, uma Conferência do Clima da ONU será realizada no Pará, no meio da Amazônia Legal. Aproveitando essa oportunidade histórica, o projeto Amazônia 2030 lançou o relatório “Fatos da Amazônia 2025 – Especial COP 30”, uma publicação inédita que reúne alguns dos principais achados das pesquisas conduzidas desde 2020 por essa iniciativa que se dedica ao desenvolvimento sustentável da região.

Mais do que uma coletânea de dados estatísticos, a nova edição busca servir como um guia acessível para quem deseja compreender a complexidade, a diversidade e o potencial da Amazônia. O documento oferece um retrato abrangente e atualizado da Amazônia Legal, com base em informações públicas sobre território, população, meio ambiente e economia. 

A publicação destaca tanto as oportunidades, como o papel estratégico da região na produção de alimentos e o avanço da bioeconomia, quanto os desafios urgentes, que incluem o desmatamento, as queimadas, a pobreza, a urbanização desordenada e a violência, além das emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) na região, que ultrapassaram 600 milhões de toneladas de CO₂ equivalente em 2022.

O relatório propõe que, diante dessa complexidade, é fundamental reconhecer a existência de múltiplas “Amazônias”, com diferentes níveis de conservação e padrões de uso da terra. Acesse o estudo completo aqui.

O Amazônia 2030 é uma iniciativa conjunta entre o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o Centro de Empreendedorismo da Amazônia, a Climate Policy Initiative (CPI) e o Departamento de Economia da PUC-Rio.