Amazônia 2030 inicia novo curso com foco na avaliação de políticas públicas na Amazônia Legal

Capacitação gratuita e virtual prepara profissionais para o uso de ferramentas econométricas

Entre novembro e dezembro de 2025, 20 estudantes de mestrado e doutorado em Economia, que atuam na Amazônia Legal, participam do novo curso promovido pelo projeto Amazônia 2030. Serão 24 horas de aulas, ao longo de oito semanas, com o objetivo de capacitar esses profissionais para o uso das principais ferramentas de avaliação de impacto de políticas públicas na região.

Com foco em aplicações reais e contextualizadas na região, o curso utiliza bases de dados públicas e abertas, como o Data Zoom Amazônia, para exercitar a formulação de perguntas de pesquisa, construção de variáveis e aplicação de métodos econométricos. Entre os temas abordados estão técnicas como matching, variáveis instrumentais, difference-in-differences, event studies, controle sintético e regressão descontínua.

Oferecidas de forma online e gratuita, as aulas buscam desenvolver competências aplicadas que permitam aos participantes compreender, desenhar e interpretar estudos de impacto relevantes para a região. A proposta é fortalecer a atuação técnica desses profissionais frente aos desafios específicos da Amazônia Legal.