Em 2025, o projeto está apoiando empreendedores das cadeias de gastronomia, artesanato, turismo e biodiversidade das cidades de Barcarena e Abaetetuba
Rica em diversidade e desafios, a Amazônia também abriga um enorme potencial de inovação. A boa notícia é que os empreendedores locais estão cheios de ideias para criar soluções que ajudem a conservar e manejar os recursos naturais da região. E graças ao Embarca Amazônia, programa de aceleração do Centro de Empreendedorismo da Amazônia, algumas delas estão sendo impulsionadas para ganhar escala e aumentar o seu impacto.
A edição 2025 selecionou 12 negócios liderados por jovens empreendedores de Barcarena e Abaetetuba, no nordeste do Pará, sendo seis modelos de negócio em fase inicial e seis pequenas empresas já formalizadas. Os participantes, que atuam nas cadeias de gastronomia, artesanato, turismo e biodiversidade, estão recebendo apoio, por meio de consultorias, mentorias e capital semente, para fortalecer a gestão, ampliar o acesso ao mercado e consolidar novas parcerias. Esta edição é uma iniciativa do Fundo Hydro, em parceria estratégica com a Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS) e execução do Centro de Empreendedorismo da Amazônia,
Últimas atividades
A primeira oficina oficial da edição de 2025 aconteceu no final de agosto, em Barcarena, reunindo as 12 iniciativas selecionadas. Nessa etapa, os participantes aprenderam sobre diversos temas relacionados à gestão de negócios, que os ajudarão a construir o plano de negócios de suas empresas.
Em outubro, também em Barcarena, a segunda formação foi sobre contabilidade, um tema essencial para a autonomia dos empreendimentos. Esse é apenas o início de um ciclo de sete meses de aprendizado que está só começando. Siga nossas redes sociais para acompanhar todas as atividades e ficar por dentro das inscrições para as próximas edições.
Histórico
O Embarca Amazônia – Aceleração foi criado em 2018 e a primeira edição, no município de Barcarena, teve mais de 600 inscritos, ofereceu formação para 300 jovens e resultou em 12 modelos de negócios desenvolvidos. Em 2020, o programa cresceu e passou a abranger os municípios de Abaetetuba, Acará, Barcarena, Ipixuna, Moju, Tomé-Açu e Paragominas, alcançando 986 jovens formados nas etapas iniciais e 35 modelos de negócio estruturados.